Conhecendo os regimes políticos
Anarquismo ("sem governantes" ou "sem poder")

Anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem. A noção equivocada de que anarquia é sinônimo de caos se popularizou entre o fim do século XIX e o início do século XX, através dos meios de comunicação e de propaganda patronais, mantidos por instituições políticas e religiosas. Nesse período, em razão do grau elevado de organização dos segmentos operários, de fundo libertário, surgiram inúmeras campanhas antianarquistas. Outro equívoco banal é se considerar anarquia como sendo a ausência de laços de solidariedade (indiferença) entre os homens, quando, em realidade, um dos laços mais valorizados pelos anarquistas é o auxílio mútuo.
A maioria dos anarquistas são apartidários; se opõe ao Estado e a qualquer regime ditatorial, apoiando a autodefesa ou a não violência (anarcopacifismo).
Autoritarismo

O autoritarismo possui as seguintes características para se manter no poder:
- Exclusividade do exercício do poder.
- Arbitrariedades.
- Enfraquecimento dos vínculos jurídicos do poder político.
- Alteração da legislação institucional criando regras para a auto manutenção do poder.
- Restrição substancial das liberdades públicas e individuais.
- Impulsividade nas decisões.
- Agressividade à oposição.
- Controle do pensamento.
- Censura às opiniões.
- Cerceamento das liberdades individuais, de pensamento, religiosas e de imprensa.
- Cerceamento das liberdades de movimentação.
- Emprego de métodos ditatoriais e compulsórios de controle político e social.
Coronelismo

O voto branco e nulo são resquícios desse coronelismo, já que esses votos só facilitavam a entrada dos candidatos no poder. Funcionava assim: em uma cidade com 100mil habitantes e 10 candidatos, por exemplo, para ser eleito era necessário 10mil votos. Se 20mil pessoas votassem branco ou nulo, só eram necessários 8mil votos para se eleger. Dessa forma, menos votos teriam de ser comprados e menos pessoas ameaçadas (Voto de cabresto).
Como período histórico do Brasil compreende o intervalo desde a Proclamação da República (1889) até a prisão dos coroneis baianos, pela Revolução de 1930, tendo seu fim simbólico no assassinato de Horácio de Matos, no ano seguinte
comunismo ( "comum" ou "universal")

Diferença entre comunismo e anarquismo: o Comunismo seria uma forma onde existiria entre aspas um governo onde as propriedades são coletivas, e as decisões são tomadas pelo conselho que substituía toda a sociedade. O anarquismo seria a ausência total de qualquer governo ou algo do tipo.
Democracia

Democracia liberal
É a forma de governo na qual espera-se que Estado abstenha-se de interferir na esfera de direitos dos cidadãos e na economia - visto que esta seria dotada de mecanismos de auto-regulação.
Democracia incompleta ou semidemocracia
Descrevem-se, dentro da teoria da democracia comparada, regimes políticos que, embora já sejam considerados democráticos, apresentam várias deficiências frente a democracias desenvolvidas liberais e constitucionais.
Ditadura militar, regime militar ou governo militar

Inversamente, outros regimes militares preferiram gradualmente restaurar importantes componentes do governo civil, enquanto o alto comandante militar mantinham o poder político no poder executivo. No Paquistão, os generais Muhammad Zia-ul-Haq1 (1977-1988) e Pervez Musharraf (1999-2008) realizaram referendos para eleger singularidades próprias ao presidente do país para termos adicionais proibidos pela Constituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário