segunda-feira, 9 de junho de 2014

Chuvas no paraná

Afetados pela chuva passam de 50 mil e mortes chegam a nove no Paraná.

A chuva que começou sábado (07/06), deixou 2,1 mil desabrigados no estado do Paraná. O governo de Beto Richa anunciou nessa segunda-feira (09/06) estado de emergência em cerca de 70 municípios e liberou  antecipadamente cerca de R$ 6 milhões do vigiaSUS para pagar a hora extraordinária dos funcionários que atuarão nos cuidados dos cidadãos afetados pela chuva.
Colégio Estadual Godofredo Machado
Em um Colégio da rede estadual no município de São José dos Pinhais, a água de um esgoto local que inundou, arrastou mesas, livros, danificou computadores, sem contar que a água trouce vários dejetos e animais mortos como ratos.

EMERGÊNCIA
Os municípios de Rosário do Ivaí, na região norte do estado, e Guarapuava, na região central, decretaram estado de emergência. Em Guarapuava, está o cenário mais critico. De acordo com a Defesa Civil, 794 pessoas foram afetadas, 500 estão desalojada e 234 estão desabrigadas. Duas pessoas morreram. Além disso, um rio invadiu o reservatório da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e deixou toda a cidade sem água. De acordo com a Companhia, a normalização do serviço pode demorar até dois dias. A prefeitura também informou que não haverá aulas nas escolas municipais na segunda-feira.
Às 16h, vazão nas Cataratas do Iguaçu passava dos 14,4 milhões de litros de água por segundo, quase dez vezes o volume normal de 1,5 milhão de l/s (Foto: Cataratas do Iguaçu S.A. / Divulgação)
Cataratas do Iguaçu.
Curitiba foi o município mais atingido com 15.213 pessoas afetadas e está em alerta desde sábado, segundo G1.
CATARATAS DO IGUAÇU
As passarelas que dão a melhor vista das cataratas foi interditada, isso porque no domingo (08/06) o volume de água subiu de 4,1 para 14,4 milhões de litro por segundo em 12 horas, quase dez vezes o volume normal.
Trecho da PR-487
RODOVIAS E ESTRADAS
Rodovias estaduais e estradas federais também tiveram de ser interditadas.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que ao menos cinco trechos de rodovias estaduais estão totalmente interditados desde a madrugada deste domingo. No norte, o trecho da PR-487, entre Manoel Ribas e Nova Tebas foi interditado depois de parte da pista afundar.  Na mesma região, a PR-554, que liga São Jorge do Ivaí à PR-323, também está interditada na ponte do Rio Andirá. Outro trecho interditado é o da PR-323, no km 190, próximo ao município de Doutor Camargo, no noroeste do estado, onde o Rio Ivaí transbordou. Já no sudeste, na PR-151, entre Palmeira e São Mateus do Sul, a chuva levou parte da pista no km 439, próximo a São João do Triunfo.